O corpo humano é uma máquina fantástica. Além dos órgãos vitais incríveis, somos constituídos de uma extensa malha de nervos e tendões irradiados por todo o corpo, traspassados e inseridos numa gigantesca massa de mais de quinhentos músculos sustentados e articulados por 206 ossos.
Muitas de suas dores são causadas pelo desalinhamento músculo-esquelético, decorrente do deslocamento pendular do quadril (chamado de bacia), que por sua vez fica inclinado ou para a direita ou para a esquerda, deixando o corpo discretamente assimétrico, mostrando na aparência, que uma perna é mais curta.
Esse desalinhamento resulta no estiramento dos nervos que saem da coluna e se estendem por todo o corpo.
Geralmente esse desalinhamento é provocado por agressões sofridas pelo corpo, em casa, no trabalho ou durante a prática esportiva incorreta ou demasiada, seja em quedas, desequilíbrio no levantamento de peso, uso de força.
O desalinhamento músculo-esquelético retesam os nervos da coluna, agride a massa muscular e os próprios nervos, causando dores em geral e outras conseqüências tais como: Dor na coluna, dor de cabeça, no quadril, nos joelhos e nos pés.
Como identificar as possíveis causas desses sintomas: Diferença de tamanho dos membros inferiores; joelhos valgo (para dentro) ou varo (para fora); pés chatos ou cavo; alterações posturais (Escoliose ; Hiperlordose; Hipercifose); artrose; calosidades; joanete; esporão de calcâneo; neuroma de morton, hérnias de disco, pé caído; escápulas(omoplatas) desalinhadas;dor nas costas e no pescoço.
SOLUÇÃO: Eliminar a causa primária
O Fisioterapeuta com formação em fisioterapia manipulativa, especialista em Posturologia, Podoposturologia, Osteopatia, RPG, Terapia Crâneo Sacral entre outras. Possui conhecimentos necessários para a apropriada intervenção, após minuciosa avaliação.