A postura descreve as posições relativas de diferentes articulações em determinado momento. É a posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes corporais para uma atividade específica ou uma maneira característica de suportar o próprio corpo. Acredita-se que os seguintes fatores alteram a postura dos indivíduos na idade adulta:
– Hereditariedade
– Ambiente
-Doenças
-Hábitos
A boa postura é a otimização do alinhamento do corpo do indivíduo, permitindo que o sistema neuromuscular execute ações que exijam menor gasto de esforço(energia) para atingir o efeito esperado.
A ação da gravidade impõe uma carga às estruturas responsáveis por manter o corpo em uma postura ereta. “O corpo que nos erige, nos achata” Souchard, Philippe. Normalmente a linha da gravidade passa pelas curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, o que deixam elas equilibradas. Se o peso em uma região se desloca para fora da linha da gravidade, as demais curvaturas da coluna fazem uma compensação para recuperar o equilíbrio. São necessários bons hábitos posturais durante as atividades de vida diária (AVD’s), evitando assim síndromes de dor postural, disfunções posturais e até mesmo sobrecargas indesejadas na coluna vertebral.
Entre as AVDé essencial um acompanhamento cuidadoso com a postura escolhida ao dormir. Como regra geral, assume-se que a postura deitada deva deixar a coluna vertebral alinhada da mesma forma que a postura ortostática. A posição de descanso escolhida também pode gerar sobrecarga articular uma vez que durante o descanso noturno, a coluna vertebral sofre a ação da gravidade. Essas forças agem alterando as condições de equilíbrio entre os segmentos corporais, conforme as posições adotadas. Certos decúbitos podem provocar prejuízos à postura, um decúbito inadequado durante o sono acarreta repouso insuficiente. A postura correta ao dormir, sendo essa em decúbito lateral, com o auxílio do travesseiro correto para o seu biotipo favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral, contribuindo com o alinhamento do corpo a fim de evitar disfunções posturais. Outra vantagem da postura lateral é na prevenção de roncos, e nos casos de apnéia do sono uma vez que esta postura facilita a troca gasosa durante o sono.
Dormir na postura correta proporciona benefícios para todo o organismo, uma vez que a melhora da qualidade do sono pode auxiliar o indivíduo a exercer melhor suas atividades e a lidar melhor com o estresse da vida diária.
CENTERCLIN – CENTRO CLÍNICO DA POSTURA
Ft.Dr.CLEIDES RAMOS DE SOUZA